Wednesday, March 28, 2007

Briefing

Cliente: imigrantes ucranianos em Portugal.

Meio de publicidade a utilizar: imprensa, rádio, cartazes e folhetos.
O principal spot escolhido para comunicar a campanha foi a rádio. É um meio que atinge uma grande parte do nosso público-alvo, uma vez que será emitido em vários pontos do país, tais como Aveiro, Braga, Grande Porto, e Évora. Conseguimos fazer passar um spot gravado em russo e em português, com o slogan da campanha, que irá passar em nove rádios.
Vamos igualmente utilizar cartazes, folhetos e anúncios em imprensa em jornais russos e portugueses. Alguns meios vão fazer alusão à nossa campanha de forma a dar a conhecer esta iniciativa.

Campanha: Queres salvar vidas? Não é só a tua Vida que está em jogo; Faz o teste HIV; Protege os outros!

Local de exposição: biblioteca de Gondomar, câmara municipal de Rio Tinto, consulados, associações de Apoio aos imigrantes de Leste, biblioteca Municipal de Aveiro, IPJ de Aveiro, hospital de Aveiro, universidade de Aveiro, escolas de Aveiro, centros de saúde da zona circundante em Aveiro.

Produto/ serviço: campanha de publicidade de prevenção.
Data: 19 Maio de 2007.

Objectivos: esperamos com esta campanha prevenir todos os imigrantes ucranianos para fazerem o teste HIV. O principal objectivo é reduzir o número de imigrantes portadores do HIV, e alertá-los afim de fazerem o teste de maneira a não só protegerem-se a si próprios como aos outros. Esperamos ainda com esta campanha informar todos aqueles que não têm acesso as campanhas realizadas em Portugal.

Background: um dos maiores problemas com que se depara o nosso público-alvo é o facto de estarem inseridos numa sociedade em que o nível de incidência de HIV é muito elevado, em 52 países somos o 2º mais infectado com este vírus. Outro grande problema para este público é o facto de estarem num pais estrangeiro e como tal sentem dificuldade em interpretar as campanhas que existem nesse sentido.

Na Ucrânia foi utilizada uma estratégia de choque, “ por dia morrem 8 Ucranianos”.
Esta campanha, dirigida aos imigrantes ucranianos nunca foi realizada em Portugal, sendo assim pioneira.

Tipificar a temática: o primeiro caso de SIDA, em Portugal, foi diagnosticado em 1983, e ate 30 de Junho de 2006, foram notificados 29.461 casos de infecção VIH/SIDA.
Anualmente morrem em Portugal 1.000 pessoas por SIDA. Existem cerca de 32.000 pessoas infectadas entre os indivíduos do grupo etário dos 15-49 anos. Os utilizadores de drogas injectáveis representaram, desde o início da epidemia e ate 1999, a maior proporção de infectados. Estima-se que existam 500 imigrantes de Leste infectados com o vírus das SIDA em Portugal, sendo que aproximadamente 350 são ucranianos.

Target: A campanha será dirigida a todos os imigrantes ucranianos em Portugal, não só as pessoas já infectadas, mas também aqueles que não se encontram infectados.
Tipificar o público-alvo: em Portugal verifica-se que a população ainda esta mal informada em relação a esta temática. Através de um inquérito realizado a uma amostra da população verifica-se que 30,4% consideravam que a infecção se transmite pelo beijo, 29% pelo uso das casas de banho, 29,5% pela picada de insecto, 22,7% pela tosse e espirro, 18,1% pela comida e talheres e 5,3% pelo aperto de mão.
Nos países da Europa de leste, apesar da população ser muito instruída, denota-se uma falta de informação por parte destes. A Ucrânia, é a 3º maior comunidade em Portugal, teve 68.000 casos de SIDA em 2004. Este público tem como uma das suas principais características o modo prático e racional como agem no dia-a-dia. Não são tão emotivos como os portugueses. A maioria desta população é católica.

O que a campanha quer fazer pensar/fazer: O grupo decidiu envergar pela ideia “Salvar Vidas” e jogar com a imagem do salva-vidas, das bóias de salvação. Pretendemos assim criar impacto com o início do spot de rádio com a música de uma série de televisão famosa “Baywatch” para fazer a analogia com o tema da campanha “Queres salvar Vidas”. Depois deste impacto inicial pretendemos fazer passar a mensagem com eficácia e utilizamos assim a frase “Faz o teste HIV, protege os outros”.
O que se pensa estar pela campanha ou contra a campanha: um dos grandes obstáculos a prevenção pelo uso do contraceptivo é o facto da igreja católica se opor à utilização do preservativo. Devido a sua racionalidade é um público mais difícil de sensibilizar a este tipo de temática. Tem por isso que ser uma campanha muito directa e prática. Uma das vantagens de fazermos esta campanha é o facto de ainda não ter sido tomada nenhuma iniciativa deste género para apoiar estas comunidades. Esta campanha vai ser realizada pela primeira vez em Portugal.

Promessa: uma das mais valias desta campanha é o facto de nos estarmos a dirigir a uma comunidade estrangeira, o que é muito gratificante para aqueles que se sentem desintegrados e sem apoios em Portugal. Outro aspecto importante desta campanha é o facto de diminuir a discriminação daqueles que estão infectados com o vírus.

Conceito de comunicação: Em relação à imagem escolhida para esta campanha, foi uma bóia de salvamento, para nos remeter à ideia de salvar vidas com as cores vermelho e branco a simbolizarem os nadadores salvadores.
No cartaz proposto para campanha aparece o slogan, a imagem da bóia, as cores predominantes vermelho e branco, e a informação aparece tanto em russo como em português com o objectivo de atingir o nosso target.
Através do slogan da campanha foi criado um spot na rádio com a música de fundo da série televisiva famosa “Baywatch” de forma a criar uma analogia com o slogan “Queres salvar vidas”. O spot terá a duração de 30 segundos e será dividido em duas partes, a primeira parte será gravada em russo, para de alguma maneira chamar a atenção dos ouvintes, sendo o nosso público-alvo e a segunda parte gravada em português.



Porta11

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