Wednesday, March 28, 2007

3º Relatório de Estágio

O estágio de Comunicação Integrada do dia 21 de Março de 2007, do Grupo “Porta 11”, iniciou-se com a leitura do relatório da aula anterior para que os elementos do grupo se podessem situar no ponto de trabalho em que estavam.
Lido o relatório, foi decidido qual o slogan da campanha. Depois de muitas ideias ficou estabelecido “Queres salvar vidas?”


Em sequência da aula anterior, e uma vez que a ideia do “Queres salvar vidas?” já tinha sido falada, um aluno em trabalho de casa realizou um spot para rádio, no qual os restantes elementos do grupo ficaram com uma ideia do que se poderia realizar então.
Uma dúvida que também surgiu para a campanha foi se seria utilizada uma imagem de uma bóia “salva-vidas”, foto ou retirada de um banco de imagens da Internet. Ficou decidido que seria retirada uma imagem da Internet. A ideia de utilizar a bóia “salva-vidas” surgiu no âmbito de se poder conjugar a parte textual com a parte visual da campanha.
Terminada a reunião em que os assuntos mais teóricos ficaram estabelecidos, foram distribuídas tarefas, entre as quais:


∙ Pesquisar a imagem da bóia para a campanha,
∙ aperfeiçoar o logótipo escolhido, em que o logótipo que reuniu mais consenso foi o logótipo da “chave”;
∙ estabelecer contactos com rádios e jornais russos, a fim de podermos realizar a nossa campanha,
∙ organizar o dossier de estágio, onde se pode encontrar todo o tipo de informação relativa a nossa campanha, desde todos os relatórios das aulas, à informação recolhida, informação que nos foi enviada pelo consulado, todos os contactos realizados ate então, os nossos próprios contactos..;
∙ actualizar o blog, onde se inserem todas as informações sobre a nossa campanha;
∙ elaborar o grafismo dos cartazes e panfletos.


A meia hora da aula terminar, o grupo reuniu-se novamente para escolher a mensagem da rádio, entre muitas opiniões dicidiu-se:
“Queres salvar vidas?
Não é só a tua vida que está em jogo.
Faz o teste HIV.
Protege os outros.”
O spot terá a duração de 30 segundos e será dividido em duas partes, a primeira parte será gravada em russo, para de alguma maneira chamar a atenção dos ouvintes, a segunda parte gravada em português. Esta mensagem caracteriza-se como uma mensagem objectiva, clara, concisa e com o objectivo de captar atenção do ouvinte.

Ao terminar foram dadas mais tarefas entre as quais contactar de novo com as rádios que se desponibilizaram para transmitirem a nossa campanha, contactar com o jornalista ucraniano que será a voz do nosso spot para se confirmar a data da gravação e as traduções para os cartazes e panfletos. Por fim ficou decidido que o spot seria gravado no laboratório de rádio da Universidade.

Porta11

No comments: